03 maio 2016

Processos trabalhistas: o pesadelo da terceirização

Terceirização é a tendência de transferir, para terceiros, atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa ou uma tendência moderna que consiste na concentração de esforços nas atividades essenciais, delegando a terceiros as complementares, e ainda um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros – com os quais se estabelece uma relação de parceria – ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua.

Mas a prática da Terceirização tem também os seus problemas. Um deles esta relacionado as obrigações trabalhistas. Segundo o desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, de cada 400 processos que um juiz trabalhista julga por mês, 2/3 envolvem terceirização. Em resumo, as empresas contratantes são co-resposávels pelas obrigações trabalhistas das empresas contratadas. Com diversos fornecedores, como a sua empresa faz para saber quem esta ou não cumprindo com suas obrigações?

Para padronizar e ter controle no recebimento de documentos comprobatórios das obrigações, os contratantes não podem simplesmente adotar uma solução tecnológica e empurrar “goela abaixo” dos fornecedores. De fato, os fornecedores precisam de uma maneira fácil de envio de documentos, pois caso contrário o contratante terá que investir em “treinamento e suporte”  o que dificulta bastante a adoção da solução.

Foi com este cenário em mente que iniciamos os estudos de um o módulo de Subcontratados. Nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento observou que o processo de troca de documentos entre o contratante e o terceiro carece de controle e visão e muitas vezes é feito por email, dropbox, ou alguma funcionalidade paliativa de algum ERP do mercado. Tomando isso como ponto de partida nós propusemos uma Interface de Usuário simples sob a já consolidada plataforma Holmes. Ela serve tanto o acompanhamento quanto para envio facilitado de documentos.

Screen Shot 2016-05-03 at 08.39.33

A tela de usuário acima mostra os status dos documentos mês a mês. Em vermelho os que foram reprovados, em amarelo os que estão em aprovacão, em verde os que estão aprovados e em preto os que não foram enviados ainda. O sinal de adição (+) é o que permite anexar o documento num único clique, o que facilita demais o trabalho para os fornecedores. 

Alguns clientes já estão utilizando com sucesso essa nova abordagem. Nós continuamos investindo na melhoria dos processos envolvendo os documentos com a nossa plataforma Holmes. O módulo de subcontratados é apenas um destes processos.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *