17 nov 2015

Sobre segurança da informação e GED

ged-seguranca-ecm-16

A evolução da tecnologia trouxe grandes e indiscutíveis benefícios; em contrapartida, porém, apresenta várias questões essenciais – entre elas a segurança das informações, que é fonte de grandes preocupações. Deixar de levar em conta a importância de tal aspecto pode ter resultados catastróficos e, muitas vezes, irreversíveis – que se traduzem, basicamente, na insatisfação de clientes, prejuízos financeiros, consequências jurídicas e destruição da imagem da empresa diante de parceiros, fornecedores, clientes e mercado.

ebook-GED-gestão-eletronica-documentos

Tais riscos são uma constante nos dias de hoje, e não é difícil encontrar grandes exemplos desse tipo de desastre no mundo corporativo. De acordo com o especialista Fernando Nicolau Freitas Ferreira, a segurança da informação se estrutura sobre três pilares:

· confidencialidade – garantia de que a informação é acessível somente por pessoas autorizadas;
· integridade – salvaguarda da exatidão da informação e dos métodos de processamento;
· disponibilidade – garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário.

Por conta desses conceitos, é bem claro para empresas e organizações a importância de dispor de uma plataforma de GED que, além de oferecer recursos e funcionalidades para otimizar fluxos de trabalho e reduzir custos, seja totalmente confiável para que não haja vazamento de informações confidenciais – além de garantir que as informações contidas nos documentos sejam preservadas de forma fidedigna e que providencie sua localização imediata sempre que for necessário.

Para que isso seja possível, um dos aspectos essenciais a uma ferramenta de Gestão de Documentos, portanto, é contar com os serviços de um data center desenvolvido para atender aos mais exigentes requisitos de segurança – como é o caso da Amazon Web Services, reconhecido como um dos mais confiáveis do planeta por conta da avançada criptografia e de sua arquitetura de rede, que assegura 99,999999999% de durabilidade aos arquivos – ou, trocando em miúdos: a possibilidade de perda de apenas um documento em 10 milhões de anos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *